A Osteopatia é sistema de tratamento criado pelo médico americano Andrew Taylor Still (1828-1917), que visa restabelecer a mobilidade articular e tecidual, agindo através da intervenção manual (manipulação e mobilização) sobre os tecidos”, e a sua manutenção através de orientação sobre o funcionamento do corpo. É baseada na anatomia , semiologia e fisiologia, sendo que no Brasil, é reconhecida como especialidade da fisioterapia.
Em outros países ela é uma profissão e o profissional é chamado de Osteopata. Na primeira sessão, será realizado uma minuciosa avaliação, a procura de restrição de mobilidade, desde o pé a cabeça do paciente. A dor pode ser uma consequência das adaptações do corpo perante as fixações articulares. O tratamento devolve a biomecânica (movimento das articulações) funcional do paciente , diminuindo ou eliminado as dores.
As alterações podem estar localizados em qualquer parte do corpo como, músculos, articulações, nervos, tecido conjuntivo, sistema circulatório, órgãos internos, a finalidade é facilitar a capacidade do corpo de se restabelecer e se manter saudável.
Por ser amplamente efetivo integra do sistema público de saúde em vários países, além de ser recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como prática de saúde.
Pode ser realizada desde recém-nascidos a idosos, independente do gênero ou estado físico.
O Método McKenzie®, é um método internacionalmente reconhecido de avaliação e tratamento da dor na coluna, pescoço e extremidades, desenvolvido pelo fisioterapeuta neozelandês, Robin McKenzie.
Saiba maisO sistema de classificação em subgrupos baseia-se em uma metodologia de abordagem de pacientes com dor lombar e cervical que classifica os pacientes em diferentes grupos (chamados de subgrupos).
Saiba mais